Clínica de Cirurgia Plástica no RJ

Clínica de Cirurgia Plástica

Visão geral - clínica de cirurgia plástica no RJ

A gestão de Clínica de Cirurgia Plástica no RJ envolve diversas questões que devem estar sincronizadas, como as finanças, o atendimento e a documentação. Nesse sentido, o auxílio de novas fontes de informação é muito bem-vindo.

O banco de dados

Com relação ao banco de dados de uma clínica, é que  ele esteja sempre disponível e seguro, em simultâneo. Além disso, deve-se ter recursos com finalidades específicos que ajudam a clínica a funcionar da melhor maneira. Na sequência, descubra quais são os pontos principais.

O cuidado com as próteses e materiais

Um dos desafios é, justamente, garantir o cuidado completo sobre esses produtos, de modo a conseguir atender às solicitações dos pacientes. Na sequência, veja quais são algumas dicas para consolidar um gerenciamento adequado.

Levantamento do número adequado

É essencial tomar cuidado para não ter um estoque muito grande, já que isso pode prejudicar, até mesmo, a questão financeira do estabelecimento. O cálculo adequado, então, é destacadamente necessário.

Seleção dos tipos de próteses

A princípio, é preciso reconhecer quais são os tipos de próteses ideais para cada público. O recomendado é avaliar os serviços oferecidos pela clínica, como se são feitas cirurgias como mamoplastia e gluteoplastia de aumento.

Gerenciamento do estoque

Conforme as consultas e cirurgias são realizadas, o nível de materiais deve ser acompanhado e reposto, de acordo com a demanda. Isso garante que a clínica continue a funcionar de forma cíclica e efetiva.

O Conceito por trás do nome

Como funciona uma clínica de Cirurgia Plástica

Uma clínica de cirurgia plástica é um estabelecimento de saúde que se concentra exclusivamente naqueles que desejam efetuar cirurgia de remodelagem no corpo. As clínicas podem ser operadas privadamente ou gerenciadas e financiadas publicamente.
Mais comumente, a palavra inglesa clínica refere-se a uma clínica geral, administrada por um ou mais clínicos gerais que oferecem pequenos tratamentos terapêuticos, mas também pode significar uma clínica especializada, como no caso a de uma de cirurgia plástica.

Algumas clínicas mantêm o nome “clínica” mesmo quando crescem em instituições tão grandes quanto grandes hospitais ou se associam a um hospital ou escola de medicina.

O conceito de clínica é utilizado com referência à prática da medicina (a ciência dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, enfermidades e distúrbios do ser humano). Com esta noção, constroem-se várias expressões ligadas à prática médica.  O que iremos tratar aqui é sobre clínica de cirurgia plástica em RJ.

O que é a cirurgia plástica ?

A cirurgia plástica é uma especialidade cirúrgica que envolve a restauração, reconstrução ou alteração do corpo humano. Ela pode ser dividida em duas categorias principais: cirurgia reconstrutiva e cirurgia estética. A cirurgia reconstrutiva inclui cirurgia craniofacial, cirurgia da mão, microcirurgia e tratamento de queimaduras. Enquanto a cirurgia reconstrutiva visa reconstruir uma parte do corpo ou melhorar seu funcionamento, a cirurgia estética visa melhorar a aparência do mesmo.

Etimologia

A palavra plástica em cirurgia plástica significa “remodelar” e vem do grego πλαστική, plastikē, “a arte de modelar” a carne maleável. Este significado em inglês é visto já em 1598. A definição cirúrgica de “plástico” apareceu pela primeira vez em 1839, precedendo o sentido moderno de “material de engenharia feito de petróleo” em 70 anos.

Clínica de Cirurgia Plástica

Inovação de novas técnicas

A tecnologia traz diversas novidades para a medicina — inclusive, no ramo de cirurgias plásticas. Confira as bases que as clínicas usam para não ficarem pára traz no mercado!

01
Disposição para a busca de novos lançamentos

Prontuário eletrônico personalizável com comparação de imagens; planos de negócio; materiais cirúrgicos são apenas algumas ferramentas para que representantes de clínicas fiquem de olho nas suas inovações.

02
Participar de congressos no RJ e no Mundo

Os programas científico e social estão realmente espetaculares e quem participa aprende muitos tópicos novos, trocam informações, fazem networking e criam novas oportunidades de carreira.

03
Pesquisar fornecedores

Pesquisas online. Conhecer os fornecedores locais em RJ. Frequentar feiras e eventos do nicho de cirurgia plástica. Acompanhar catálogos e portais online.

Estrutura e assistência

Equipe médica

Ainda que seja um ambiente diferente do hospital, com menos equipamentos, fazer cirurgias em clínicas de estética ou consultórios não é nada proibido, ou que vá contra as opiniões médicas. Pelo contrário, são até muito bem recomendadas quando concordam com os padrões de vigilância sanitária e parâmetros cirúrgicos. É importante, por exemplo, fazer a visita e consulta para certificar se há instalações que atendem ao operatório.

A visita também esclarece quanto a equipe médica, se esta é completa ou não. Na verdade, os profissionais que trabalham na cirurgia clínica são sim preparados, porém, não são especialistas em todas as áreas necessárias. No caso de aplicar anestesia que não seja local, por exemplo, é essencial a presença de especialista. Médicos constantemente atendem nos dois ambientes, tanto em um consultório como no hospital.

 

 

Sobre as cirugias

Sub-especialidades

A cirurgia plástica é um campo amplo, podendo ser subdividido ainda mais. No Brasil, os cirurgiões plásticos são certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. As subdisciplinas da cirurgia plástica podem incluir:

Cirurgia estética

A cirurgia estética é um componente central da cirurgia plástica e inclui a cirurgia estética facial e corporal. Os cirurgiões plásticos usam princípios cirúrgicos cosméticos em todos os procedimentos cirúrgicos reconstrutivos, bem como em operações isoladas para melhorar a aparência geral.

Cirurgia de queimadura

A cirurgia de queimadura geralmente ocorre em duas fases. A cirurgia de queimadura aguda é o tratamento imediatamente após uma queimadura. A cirurgia de queimadura reconstrutiva ocorre após a cicatrização das feridas da queimadura.

Cirurgia Craniofacial

A cirurgia craniofacial é dividida em cirurgia craniofacial pediátrica e adulto. A cirurgia craniofacial pediátrica gira principalmente em torno do tratamento de anomalias congênitas do esqueleto craniofacial e tecidos moles, como fissura labiopalatina, microtia, craniossinostose e fraturas pediátricas

Cirurgia da mão

A cirurgia da mão está preocupada com lesões agudas e doenças crônicas da mão e do punho, correção de malformações congênitas das extremidades superiores e problemas nos nervos periféricos.

Cirurgia de Construção de Mama

A cirurgia plástica de mama é um procedimento para mudar o tamanho, formato ou posição das mamas. Existem várias técnicas, como implante de silicone, redução, levantamento e reconstrução. É importante avaliar cuidadosamente com um cirurgião plástico experiente, considerando expectativas, riscos e benefícios.

Microcirurgia

A microcirurgia geralmente se preocupa com a reconstrução de tecidos ausentes, transferindo um pedaço de tecido para o local da reconstrução e reconectando os vasos sanguíneos. As áreas de subespecialidade populares são reconstrução mamária, reconstrução de cabeça e pescoço, cirurgia/reimplante da mão e cirurgia do plexo braquial.

Conheça

A Clínica Hayashi

Experiência, Tradição e Responsabilidade na realização de cada um dos procedimentos, sempre com a preocupação em proporcionar o bem-estar e o acompanhamento na boa recuperação sempre!

Dr. Thiago Hayashi está à frente da Clínica Hayashi, hoje ajudando pacientes em seu bem-estar e autoestima, por diversos procedimentos da cirurgia plástica. Encontra-se sempre atualizado em procedimentos inovadores e presenças frequentes em congressos internacionais.

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
  • Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. (ISAPS)
  • Professor Assistente do Serviço de Cirurgia Plástica UniRIO-Casa de Portugal.
  • Fellowship em Reconstrução Mamaria Avançada.
  • Pós Graduado em Cirurgia Plástica com foco em Cirurgias de Mama e Contorno Corporal.Residência Médica em Cirurgia Plástica.