Cirurgia de abdome RJ

O que é a

Cirurgia de Abdome

DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL

Esta cirurgia tem o objetivo de  retirar o excesso de pele e fazer a aproximação dos músculos na região do abdome, realizado em mulheres após a gravidez, e para pessoas que querem emagrecer.

Algumas cirurgias abdominais baixas (retirada do útero, ovários, etc.) também podem ser realizadas simultaneamente, em associação com o ginecologista ou cirurgião geral.

Entenda sobre o

PROCEDIMENTO

A dermolipectomia, conforme dito anteriormente, é uma cirurgia em que ocorre o processo pelo qual o excesso de pele é retirado. A região mais procurada é a abdominal

Para quem esse procedimento é indicado?

A dermolipectomia é ideal para pacientes com um alto nível de flacidez e gordura no abdômen, nas costas ou nos membros, o que pode acontecer após uma perda de peso brusca, gravidez ou com o envelhecimento.

No entanto, ela é contraindicada para mulheres que queiram engravidar novamente, assim como para pessoas que não tenham controle sobre a alimentação — ou seja, que emagrecem e engordam em um curto espaço de tempo.

 

Além da pele, também é possível remover a gordura que está logo abaixo dela, melhorando o contorno do abdômen. Esse procedimento também pode envolver a reparação da musculatura, visto que o excesso de peso ou a gestação podem provocar a diástase abdominal, ou seja, o enfraquecimento e consequente abertura dos músculos.

A retirada de pele também pode ocorrer nas coxas, braços, costas e outras regiões que o cirurgião plástico julgar indicada ou que incomodem o paciente. Para tanto, o médico optará por anestesia peridural com sedação ou geral, a fim de manter a pessoa dormindo e sem dor.

Depois, serão feitas incisões cuidadosamente planejadas para retirar o excesso de pele e gordura. Se possível, as cicatrizes são posicionadas em locais discretos ou que não aparecem quando o paciente está com roupas. Continue a leitura para mais informações sobre o procedimento.

a operação

Cirurgia de Abdome

Aqui seguem os passos fundamentais para um procedimento bem executado:

01
Anestesia

Será definida pelo médico anestesista após entrevista. Poderá ser peridural ou geral. Em ambos os casos o jejum será de 10 horas.

02
Cirurgia

A tricotomia será feita na hora da operação (não fazer depilação).
Sempre que houver hérnia umbilical ou inguinal, elas serão corrigidas simultaneamente.
Basicamente, existem 3 tipos de abordagem:
- Se existe adiposidade sem hérnias e sem sobra de pele está indicada apenas a lipoaspiração.
- Se existe adiposidade (gordura) e pequena sobra de pele está indicada lipoaspiração e pequena retirada de pele.
- Muita sobra de pele (avental) + diástase (separação) dos músculos retos do abdome + hérnia umbilical ou inguinal, o indicado é uma Dermolipectomia Abdominal tradicional, com correção simultânea desses problemas. Mais detalhes sobre a cirurgia serão esclarecidos durante a consulta.

03
Alta hospitalar

No primeiro caso, adiposidade sem hérnias e sem sobra de pele está indicando apenas a lipoaspiração, você pode ter alta no mesmo dia. Os outros dois casos podem receber alta entre 12 a 24 horas após a cirurgia.

Entenda o porque

Escolher o Dr. Hayashi para a sua operação

A cirurgia plástica exige limites e critérios rígidos de avaliação. Por isso, a escolha do cirurgião plástico implica na decisão de priorizar um profissional que, além de ter amplo conhecimento científico sobre a técnica mais adequada, priorize o bom senso, respeitando os limites da Medicina.

No primeiro contato com o paciente na sua clínica, o Dr. Hayashi estabelece valores éticos. A seriedade deste profissional é determinante para a boa relação médico-paciente, pois a ética é reconhecer a necessidade e indicar o procedimento adequado.

A atitude do cirurgião plástico é de informar com conhecimento de causa sobre o procedimento, resultados efetivos e reais benefícios, além dos cuidados no pré e pós-operatório. Nesse contexto, ele é extremamente criterioso sobre exageros em nome da beleza, com muitas intervenções que podem ser abusivas. Nestes casos, ele toma uma série de cuidados para saber se realmente vale apena ou não tratar alguns pacientes.

Dermolipectomia

Quais são os cuidados no pré e pós-operatório?

Os exames pré-operatórios serão pedidos pelo cirurgião plástico e, normalmente, incluem hemograma, testes de coagulação e eletrocardiograma, dentre outros. Para cada situação de saúde, o médico poderá recomendar um tipo de exame.

01

No pós-operatório, é importante frisar que os principais cuidados serão enumerados pelo médico e devem ser seguidos a risca.

02

O esforço físico deve ser evitado por cerca de 3 a 4 semanas. O paciente estará liberado para dirigir a partir de 3 semanas.

04

O uso da cinta é imprescindível nos casos de dermolipectomia abdominal e, normalmente, deve ser utilizada por 3 meses.

05

No pós-operatório, é recomendado que o paciente esteja em acompanhamento nutricional, uma vez que o efeito sanfona é uma das principais causas de flacidez.

observação

Normalmente, para que se obtenha o melhor resultado, é feita uma pequena lipoaspiração.

Pode haver necessidade de se fazer punções no abdome para drenar eventual resíduo de líquido nas primeiras semanas após a cirurgia. Isto não é motivo para preocupação, nem é um procedimento doloroso.

Um último retorno, para controle, deverá ser feito após 6 meses. Mas, se houver qualquer problema neste período, entre em contato e volte ao consultório.

Conheça

A clínica Hayashi

Experiência, Tradição e Responsabilidade na realização de cada um dos procedimentos, sempre com a preocupação em proporcionar o bem-estar e o acompanhamento na boa recuperação sempre!

Dr. Thiago Hayashi está à frente da Clínica Hayashi, hoje ajudando pacientes em seu bem-estar e autoestima, por diversos procedimentos da cirurgia plástica. Encontra-se sempre atualizado em procedimentos inovadores e presenças frequentes em congressos internacionais.

 
 

Professor Assistente do Serviço de Cirurgia Plástica UniRIO-Casa de Portugal

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Residência Médica em Cirurgia Plástica

Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS)

Fellowship em Reconstrução Mamaria Avançada

Acesse os depoimentos em 'Destaques' na página de Instagram do Cirurgião Plástico